quinta-feira, 14 de maio de 2015


A capital baiana produz, em média, 70 toneladas de resíduos por mês (Foto: Arquivo Correio)

A partir da primeira quinzena de janeiro, Salvador terá 100 pontos de entrega voluntária para a coleta seletiva, segundo o secretário municipal da Cidade Sustentável, André Fraga. A meta da prefeitura é que, até 2016, sejam instalados 200 pontos para que qualquer pessoa possa utilizar.
Só que o nosso planejamento vai ser para termos todos os 200 já no final do primeiro semestre de 2015”, adianta Fraga.Os primeiros equipamentos devem chegar até o final desta semana e passar por alguns testes até começar a instalação na cidade.
Estamos saindo do zero. Um programa como esse, associado ao Tudo Limpo, vai deixar a cidade mais sustentável e trazer emprego e renda para as cooperativas (de catadores)”, explica, referindo-se à campanha de conscientização lançada pela prefeitura no mês passado.
Os contêineres, que são de plástico, vão receber apenas resíduos secos Ou seja: ainda em casa, o lixo úmido (orgânico e não reciclável, como materiais de higiene pessoal) deve ser separado do lixo seco — basicamente papelão, plásticos, latinhas e garrafas PET.
Garrafas de vidros também poderão ser descartadas, mas não vidros planos, como janelas e espelhos. Os contenedores não terão divisão entre esses materiais.
Depois, já no recipiente, os resíduos serão recolhidos e encaminhados a uma das 18 cooperativas cadastradas na Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).
Quando os pontos de entrega (também chamados de ‘ecopontos’) já estiverem instalados, a pessoa deve ir até um deles e lá deixar o lixo, em vez de deixar na porta de casa. Apesar de não garantir que todo mundo vai ter um equipamento a poucos metros de casa, o secretário diz que todos os contêineres vão ficar em locais de fácil acesso.
Por isso, para os que já vão funcionar em janeiro, eles escolheram grandes avenidas e lugares onde há grande circulação de pessoas (veja o mapa abaixo), como as avenidas Paralela, Manoel Dias da Silva, Bonocô e Silveira Martins.



Fonte : Thais Borges (thais.borges@redebahia.com.br)
Atualizado em 12/12/2014 07:44:46

Itaigara recebe 1º ponto de entrega voluntária de material reciclável


 
O local vai funcionar 24 horas e a expectativa é que recolha cerca de 200 toneladas de materiais em 12 meses de funcionamento.

A coleta seletiva era algo tão distante da realidade dos moradores de Salvador que muita gente ainda se confunde com as cores das lixeiras destinas à separação de resíduos recicláveis. “Vidro é verde, papel é amarelo... Não, ah sem pescar eu não sei (risos)”, diverte-se a aposentada Dalca Barros, 65 anos. Mas essa situação vai começar a mudar. Ontem,  foi inaugurado, no bairro do Itaigara, o primeiro Ponto de Entrega Voluntária ( PEV ) de matérias recicláveis da cidade.
A instalação do contêiner foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura, a Braskem e a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). O local vai funcionar 24 horas e a expectativa é que recolha cerca de 200 toneladas de materiais em 12 meses de funcionamento.

Fonte :Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 14/12/2014 08:59:15


COR DO ANEL DE IDENTIFICAÇÃO DE MANUTENÇÃO DO EXTINTOR – ATÉ 2018




Hoje estaremos abordando os cuidados a serem observados na recarga de extintor.

A recarga do extintor é uma tarefa muito importante. Extintor com carga vencida pode ser sinônimo de problema.
Devemos escolher com cuidado onde realizaremos o serviço de recarga.
Em alerta falarei sobre alguns modos de se proteger no momento da recarga no extintor na postagem citarei os cuidados a serem observado no ato da recarga. Uma das formas é justamente observar as cores do anel do extintor.

Nessa postagem veremos sobre a cor do anel que está sendo usada nesse ano, e que serão usadas nos próximos anos. Todo extintor que for para a recarga deverá voltar de lá com a cor do anel referente a usada no ano correspondente.

Corres Correspondentes a cada ano.


Até 30/12/2012 AMARELO
De 01/01/2013 a 30/12/2013 VERDE
De 01/01/2014 a 30/12/2014 BRANCO
De 01/01/2015 a 30/12/2015 AZUL
De 01/01/2016 a 30/12/2016 PRETO
De 01/01/2017 a 30/12/2017 LARANJADA
De 01/01/2018 a 30/12/2018 PÚRPURA
Perguntas e Respostas
As empresas de recarga de extintor devem ter obrigatoriamente cadastro no Corpo de Bombeiros estadual ?
Vale dizer que esse credenciamento só vale para o estado em questão. Exemplo: uma empresa que tem cadastro no estado de Goiás não pode fazer serviço de recarga e emitir nota fiscal em outro estado.
Todo extintor de incêndio tem que ter selo do INMETRO ?
Todo extintor de Incêndio  tem que ter selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o selo só é possível para as empresas que se submetem ao credenciamento e aos padrões de qualidade definidos pelo INMETRO.
O credenciamento a nível nacional é obrigatório. Em alguns estados existe também o credenciamento estadual.
As Portaria N° 206 de 16 de Maio de 2011 e a N° 300 de 14 Junho de 2012 fazem a regulação da certificação do INMETRO nas empresas.
Lembre-se de sempre checar o selo do INMETRO nos extintores e desconfie se ele estiver frágil demais ou desfragmentando com facilidade


Fonte : Escrito por: Nestor Waldhelm Neto / artigo fogo 
postado em 13/02/2015