segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Lixo Orgânico




Definição

Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza.

Exemplos 

Podemos citar como exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes, etc.

Tratamento 

Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar conseqüências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água.

Chorume 

No processo de decomposição (apodrecimento) do lixo orgânico é produzido o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. O chorume também é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águas (rios, lagos, lençóis freáticos).

Aterros sanitários 

O lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem.

Lixo como fonte de energia 

Este tipo de lixo também pode ser usado para a produção de energia (biogás), pois em seu processo de decomposição é gerado o gás metano. Outra utilidade do lixo orgânico é a produção de adubo orgânico, muito usado na agricultura, através do processo de compostagem.

Fonte de pesquisa : http://m.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_organico.htm
Imagens:  https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+lixo+organico+e+inorganico&rlz=1C1KMZB_enBR589BR612&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjI9frJ2sXKAhXINiYKHQwRCo8QsAQIHA&biw=800&bih=499#imgrc=zkESLmNKjNYy8M%3A
Postado por EMPACTSEG às 11:14 Nen


Resíduos Sólidos

Saiba o que são, definição, tipos, resíduos sólidos industriais, lixo, coleta seletiva, reciclagem
Definição

Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc).

Fonte de produção 

Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.

Coleta seletiva e reciclagem 

Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.

Resíduos sólidos perigosos 

Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.


Fonte de pesquisa : http://m.suapesquisa.com/o_que_e/residuos_solidos.htm

Imagens::https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+lixo+organico+e+inorganico&rlz=1C1KMZB_enBR589BR612&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwipnoj-1MXKAhUJQyYKHRfdDe0QsAQIHA&biw=800&bih=499#imgrc=j7N4L4copp3XKM%3A